
A guerra entre Chaos, o deus da discórdia, e Cosmos, a deusa da harmonia, encontram-se em guerra pelo domínio do mundo. Cada um dos deuses invoca 10 guerreiros de diferentes dimensões para lutarem entre eles até restar apenas um dos deuses. Mas os guerreiros de Chaos conseguem derrotar facilmente os guerreiros de Cosmo, destruíndo a deusa da harmonia. Cosmos dá então aos seus guerreiros a missão de recuperar 10 cristais, para tentar trazer de novo algum harmonia ao mundo.
Este spin-off da série Final Fantasy distingue-se de maneira bastante óbvia da série mãe. Enquanto a série Final Fantasy é conhecida como um RPG de referência, Dissidia é um jogo de luta, embora incorpore alguns elementos de RPG.
O jogo inclui duas personagens de cada um dos 10 primeiros Final Fantasy, um herói e um vilão. As personagens interagem entre elas, e quando pertencem ao mesmo jogo fazem referências ao jogo a que pertencem, no entanto não há conhecimento da história de um jogo por uma personagem de outro. Algumas das personagens mais facilmente reconhecíveis pelo público são Cecil Harvey (de Final Fantasy IV), Terra Branford (de Final Fantasy VI) Cloud e Sephiroth (de Final Fantasy VII), Squall Leonhart (de Final Fantasy VIII), e Tidus (de Final Fantasy X)

O jogo inclui diversos conteúdos desbloqueáveis conforme o jogador vai progredindo no modo história, que podem ser comprados mais tarde com moedas recolhidas no modo história ou no modo Duel Colosseum.

A história de Dissidia foi também usada no jogo Theatrhythm Final Fantasy, um jogo de ritmo lançado para a Nintendo 3DS e iOS.
Dissidia (assim como a sequela Dissidia 012) é um exclusivo PSP.
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