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terça-feira, abril 23, 2013

Tomb Raider (2013)

A mais recente entrada nesta série que conta já com 9 títulos oficiais e alguns spin-offs, é toda uma reimaginação não só da história do jogo original como também da própria personagem, Lara Croft.

Capa Tomb Raider XBox360Aos 21 anos, Lara Croft embarca numa expedição ao Mar do Diabo, no Japão, em busca da civilização perdida de Yamatai. Quando uma terrível tempestade ataca o seu navio, Endurance, Lara dá por si naufragada na costa de uma misteriosa ilha, separada dos seus companheiros. Após ser atacada por uma figura misteriosa, Lara acorda, pendurada, numa estranha caverna repleta de símbolos e rituais pagãos. Após conseguir fugir ao louco que a havia prendido ali, Lara, começa uma busca incessante pelos seus companheiros. O principal objectivo de Lara é sobreviver e conseguir sair daquela ilha maldita. Mas conforme vai encontrando os seus companheiros, assim como alguns outros náufragos da ilha, descobre que há algo místico por detrás do naufrágio do Endurance e de todos os navios que ali embateram anteriormente. Perseguida pelos habitantes da ilha Lara é forçada lutar para conseguir escapar. E assim nasce uma sobrevivente.

Após bastante tempo de espera, finalmente foi lançado, e, embora haja alguns bugs e defeitos que não se conseguiram limar a 100%, este jogo é tudo aquilo que a Crystal Dynamics prometeu.
A beleza gráfica é estonteante, os cenários são grandes, espaçosos e cheios de pequenos pormenores e detalhes que tornam a experiência ainda mais agradável. As personagens são também elas detalhadas, inclusive os inimigos, que embora sejam reciclados, aparecem de diferentes maneiras e não dão a sensação de “mas eu não te matei já?”.
Cabelo com Tress Hair FXA beleza gráfica é ainda maior no que toca à personagem principal, Lara Croft. Desde as expressões faciais à fluidez de movimento, Lara age de uma maneira bastante realista. Há também que marcar que a versão PC é o primeiro jogo a usar o sistema Tress Hair FX, um sistema de cabelo realista que torna Lara ainda mais real.
E como já se falou de Lara tantas vezes, temos também que dar crédito à Lara da “vida real”, Camilla Luddington. A actriz britânica foi escolhida para emprestar não só a sua voz à nossa heroína, mas também como actriz de motion capture. O trabalho feito por Camilla é excecional, tornando Lara cada vez mais “humana”.
Lara caça um veadoAo contrário dos jogos anteriores, as fieis amigas automáticas não fazem companhia a Lara durante todo o jogo, são substituídas por um arco, uma arma mortal e silenciosa. Embora a inclusão de um arco me tenha feito alguma confusão de início, a ideia de conseguir eliminar dezenas de inimigos na segurança do meu esconderijo é bastante aliciante. Mas não pensem que os inimigos vão ficar à espera de ser mortos! Armados e com os sentidos bem apurados, depressa vão perceber que Lara está a recarregar as armas e atacam o esconderijo.
O combate neste novo jogo é, para mim, um dos pontos negativos do mesmo. Embora a mira manual seja de rápida habituação, a ideia de não ter auto-lock vai contra todos os anteriores jogos da série. No entanto é algo que faz sentido naMira manual história de uma Lara jovem e inexperiente, e é também uma maneira de atrair novos fãs de outros géneros. Esta situação é de certo modo contornável, pois é possível activar um auto-lock bastante subtil que mantém na mesma o sistema de mira manual.
Outro dos pontos negativos é a falta de túmulos.Embora toda a ilha de Yamatai seja um grande túmulo, na história principal, Lara visita apenas um túmulo. No entanto há diversos túmulos adicionais com grandes puzzles que resultam numa recompensa sob a forma de pontos de experiência.
ExploraçãoA experiência é também um ponto bastante interessante neste jogo. Indo buscar elementos aos RPG (não fosse este Tomb Raider um jogo publicado pela Square-Enix) Lara pode tornar-se mais forte com a aquisição de novas habilidades conquistadas com pontos de experiência. Estes pontos são ganhos ao encontrar itens, ultrapassar obstáculos, resolver enigmas, caçando animais, derrotando inimigos, etc. As armas são também customizáveis, desde cartuchos de caçadeira que incendiam os inimigos, a setas explosivas que rebentam com o embate, são várias as modificações possíveis para as armas de Lara.
O sistema de saúde é outra das novidades deste jogo, Lara não têm uma barra deAtacada vida nem necessita de medipacks como nos jogos anteriores. Ao receber danos o ecrã vai lentamente perdendo a cor e enchendo de sangue, Lara deve então fugir o mais depressa possível para recuperar a sua força.
A história criada por Rihanna Pratchet (que conta também com títulos como Heavenly Sword, Prince of Persia e Mirror’s Edge no seu currículo) é absolutamente genial, e embora por vezes se torne frustrante, cria no jogador uma grande empatia, como se estivéssemos nós também na ilha.
O jogo conta ainda com um modo multiplayer no qual podemos jogar como os náufragos do Endurance ou os habitantes de Yamatai, os Solarii.
Ao contrário dos elogios recebidos pelo modo história, o modo multiplayer foi criticado por não trazer nada de novo ao género.

No conjunto, este jogo é sem dúvida um dos melhores Tomb Raider até à data, e um sério candidato a jogo do ano.
Lançado no dia 5 do passado mês de Março, Tomb Raider está disponível para XBox360, PS3 e PC.

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