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sábado, novembro 03, 2012

Dante's Inferno

Apesar de não ser o tipo de pessoa que jogue o que os outros me indicam, ontem decidi testar este jogo após ter visto numa crítica que era um dos jogos mais subestimados dos últimos anos. E não me arrependi.
Baseado em Inferno, a primeira parte da Divina Comédia de Dante Alighieri, Dante's Inferno conta a história de Dante, um guerreiro templar que após regressar a casa da Terceira Cruzada vê a sua amada Beatrice ser levada por Lucifer para as profundezas do Inferno. Incapaz de aceitar perder assim o amor da sua vida, Dante desce também ele ao inferno para resgatar Beatrice. Dante atravessa assim os 9 círculos do Inferno: o Limbo, a Luxúria, a Gula, a Ganância, a Ira, a Heresia, a Violência, a Fraude e a Traição. Dante deve derrotar os guardiões de cada um dos nove círculos até enfrentar Lúcifer pela alma de Beatrice.
Pedaços da história são contados através das ilustrações na tapeçaria que Dante traz cosida ao peito, como penitência pelos pecados que cometeu.
Dante's Inferno não foi bem recebido pelos jogadores pois a sua jogabilidade é copy -paste de God of War. No entanto, se considerarmos que muitos jogadores compram todos os títulos de God of War e apenas o que muda é a história, porquê não dar também uma hipótese a Dante's Inferno? Apesar de ter algumas falhas no gameplay (especialmente em zonas com quick time event em que temos de pressionar os botões a um determinado ritmo que não nos é bem indicado logo de início, mas que rapidamente se aprende) Dante's Inferno consegue trazer-nos uma história brilhante, com algumas alterações ao poema de Alighieri mas que se mantém bastante fiel à sua essência.
Cada círculo é povoado por diversas almas que Dante pode condenar ou absolver. Para isto Dante possui a foice da Morte (que enfrentamos logo no início do jogo) e a cruz que Breatice lhe deu como prova do seu amor.
O fantástico deste jogo é que em diversos locais podemos encontrar as personagens do poema à espera da sua condenação ou absolvição. E é-nos apresentado a história da personagem em questão e deixado ao nosso critério de as queremos absolver ou condenar, sendo que será necessário fazer os dois para evoluir as duas vertentes de Dante.
O gameplay é realmente igual a God of War desde a magnificência dos cenários, os planos de câmara, a mecânica dos ataques, até a própria maneira como o personagem se movimenta. No entanto eu não considero isto um ponto negativo. Quantas vezes abandonamos um bom jogo por um gameplay deficiente? A Visceral Games limitou-se a pegar num gameplay e que funciona e que têm agradado aos jogadores e usou-o para contar a sua história. Isto tinha sido feito diversas vezes e agradado aos jogadores, por exemplo com Tomb Raider e Uncharted, Devil May Cry e Bayonetta, entre muitos outros.
Quem nunca estava a jogar o já o seu terceiro ou quarto título de God of War e pensou que já estava na altura de fazer um upgrade à história da Grécia antiga? É precisamente isto que Dante's Inferno faz, ele pega em God of War, com todo o seu explendor, e transporta-o para uma era medieval misturando-o um pouco com Devil May Cry.
Para quem ainda se encontra relutante quanto a este jogo (não vos condeno, eu próprio tinha as minhas dúvidas) aconselho vivamente a experimentar este jogo, se gostaram de God of War é impossível não gostarem deste título.
Disponível para Playstation 3, X-Box360 e PSP.

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