Inspirado pelos thrillers do famoso Stephen King, Alan Wake é um thriller psicológico que nos fará repensar o medo do escuro.
Após um horrível pesadelo em que era perseguido por um homem armado com um machado e rodeado por uma aura negra, Alan Wake, um famoso escrito de thrillers, acorda no seu carro junto com a sua mulher Alice num ferry que os leva para a ilha de Bright Falls. Ao chegar Alan tem um encontro com uma misteriosa mulher que lhe dá a chave da cabana onde ele e Alice iriam passar as suas férias. Ao chegarem à cabana, Alan liga o gerador acendendo as luzes, pois Alice sofre de nychtophobia, o medo irracional do escuro. Alice surpreende Alan montando uma máquina de escrever no escritório da cabana, incentivando-o a escrever depois do seu bloqueio inspiracional. Alan discute com Alice e sai para a rua deixando-a sozinha na cabana, mas assim que chega à ponte que ligava a pequena ilha onde a cabana se encontrava à ilha principal, Alan, ouvi os gritos de Alice e vê as luzes da cabana a apagar. Alan segue os gritos de Alice, mas ao entrar na cabana descobre que esta foi arrastada por algo e atirada ao mar. Decidido a salvar a sua mulher, Alan salta para a água atrás dela.
Uma semana depois, Alan acorda dentro do seu carro sem se lembrar de nada desde que se atirou à água. Enquanto procura ajuda, Alan descobre que o seu sonho está a ganhar vida, ao mesmo tempo que encontra misteriosas páginas de um livro que não se lembra de escrever. Alan tem que desvendar o mistério de Bright Falls e salvar Alice.
Alan Wake procura inspiração noutros jogos como ObsCure, Silent Hill e Alone in the Dark entregando ao jogador um gameplay focado na exploração e combate. O jogo divide-se em capítulos (semelhante ao que anteriormente tinha sido feito com Alone in the Dark, em 2008) tornando-o uma espécie de série de TV interactiva.
Apesar de ter bastantes elementos e história de Survival Horror, Alan Wake, é na verdade um Third Person Shooter. O personagem principal, Alan, esncontra-se armado com uma lanterna e uma arma de fogo (há diversas ao longo do jogo, como revólver, rifle, ou até mesmo a poderosa arma de flares) que servem para derrotar os inimigos. A luz é uma parte essencial no jogo e têm um papel muito semelhante ao que tinha em ObsCure. Os inimigos encontram-se cobertos por uma aura negra e a luz deve ser usada para destruir essa aura, antes de disparar-mos contra eles (a arma de flares dispensa a utilização de lanternas, pois os próprios disparos produzem luz que elimina a aura, no entanto as munições para esta arma são escassas). A luz desempenha também um papel de "ponto seguro" onde o jogador após acender um candeeiro de rua ou um holofote cria um safe haven, um local onde regenera a vida e está livre de ataques por parte dos inimigos.
O jogo inclui ainda diversos coleccionavéis, no entanto a maioria deste apenas serve para desbloquear achievements no sistema X-Box Live.
Para além do jogo principal foram ainda lançadas mais dois capítulos exclusivos DLC, The Signal e The Writer, que em conjunto com os seis capítulos do jogo principal e os seis episódios da série online de live-action Bright Falls completam a Season 1 de Alan Wake.
Em Fevereiro de 2012 foi lançada um sequela DLC individual e não directa a este jogo, intitulada Alan Wake's American Nightmare, para PC e X-Box360.
Alan Wake é um excelente jogo, com grande inspiração nas histórias de Stephen King (a quem faz várias referências ao longo do jogo) disponível originalmente para X-Box360, tendo sido lançado em Março deste ano um port para PC.
segunda-feira, dezembro 10, 2012
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